Banco de Alimentos entrou em funcionamento na última segunda-feira (17)
- Luciano Vidal
- 20 de set. de 2018
- 3 min de leitura

A Casa Samaritana, representada na foto pela Irmã Brigitte Claude, é uma das beneficiadas pelo Banco. Fonte: Gustavo Mendes(Coordenador do Banco de Alimentos).
O tão esperado início das atividades do Banco de Alimentos de Divinópolis ocorreu na última segunda-feira (17/09). A entidade funciona como um equipamento de segurança alimentar e tem parceria ativa com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Divinópolis (COMSEANS) que participou de forma ativa de todas etapas de implementação desse equipamento social, até o momento conclusivo de colocá-lo em funcionamento.
A função do Banco de Alimentos é executar de forma sustentável a segurança nutricional, disponibilizando alimentos saudáveis para parte da população que se apresenta em situação de carência. Os alimentos recebidos por meio de doação do mercado e de produtores são devidamente processados por profissionais capacitados. No processo, os alimentos são separados e os aptos para consumo são disponibilizados às entidades cadastradas para o recebimento desse benefício. Ao todo atuam no Banco de Alimentos 13 profissionais voltados para esse trabalho de triagem e de preparação dos alimentos.
O Banco de Alimentos atualmente não conta com um profissional da área da nutrição em tempo integral, por isso ocorre o revesamento de outros profissionais com o intuito de suprir essa ausência que precisa ser solucionada.
O coordenador do Banco de Alimentos Gustavo Mendes explicou como funciona a entidade: "A gente recebe os alimentos dos parceiros doadores. Na sequência pegamos o alimento, que é impróprio para venda, mas próprio para consumo, pois mantém as suas propriedades nutricionais, trazemos para o Banco de Alimentos, onde é feito o processamento. O que não é consumível é descartado, e damos a esses alimentos outro destino. Os alimentos aptos para consumo são destinados as entidades devidamente cadastradas, cumprindo assim seu papel de combater a fome e o desperdício."
O Banco conta, no início de suas atividades, com um quadro de organizações cadastradas como doadoras de alimentos, sendo elas: Varejão Daniel que doou 26.200 kg. O Varejão Niterói Dedê doou 43.759 kg. O Varejão Valdomiro contribuiu com 24.017 kg. A Corrida Sec Senat enviou 77.600 kg de alimentos.
Já as entidades cadastradas, que recebem o benefício da doação de alimentos são: Vila Vicentina (24.601 kg), Vila Nazaré (33.000kg), Obras Assistenciais Frederico Ozanan (34.800 kg), Casa Samaritana de Divinópolis (52.400 kg). Vale ressaltar a atuação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Divinópolis (COMSEANS), organização de composição paritária, onde atuam representantes do governo e da sociedade civil, responsável pela política de Segurança Alimentar no município. O Conselho acompanha de perto o processo de implantação do Banco de Alimentos e ajuda a fazer as mediações necessárias com as instituições e organizações, com vistas a assegurar a captação e distribuição de alimentos prevista para esse equipamento social.
O edital para cadastramento das entidades ficará aberto até o dia 20 de dezembro, às 16:00 horas e é feito no próprio Banco de Alimentos. Importante alertar a todos os possíveis doadores que trata-se de iniciativa com forte desdobramento em prol do bem estar social e que, havendo interesse das organizações, não se deve deixar para última hora a realização do cadastramento, tendo em vista que o sistema pode sofrer sobrecarga nos últimos dias.
Endereço do Banco de Alimentos
Rua José Balbino Pereira nº81 - Bairro Espírito Santo (ao lado da sede administrativa da Prefeitura Municipal)
Horário de funcionamento: De 7 às 11 horas e de 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
[if !supportLineBreakNewLine] [endif]
ความคิดเห็น