Reunião com vereadores na Câmara alimenta esperanças sobre a CAISAN
- Luciano Mendes Vidal
- 28 de jun. de 2018
- 2 min de leitura

Os vereadores José Luís, Ademir e Nonato ao lado de Graciela, Edinéia e Jeannine após reunião no Plenarinho.
Ocorreu no último dia 15 de junho, no Plenarinho da Câmara dos Vereadores em Divinópolis, uma reunião extraordinária para tratar dos anseios do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Divinópolis (COMSEANS). Estiveram presentes: Jeannine Oliveira, representando a CRSANS, Edinéia Mendes, secretária executiva do conselho, Luciano Mende Vidal, estagiário da UEMG, e os Vereadores, Edson José de Souza, Raimundo Nonato, Elton Geraldo Tavares, Vicente de Paula Silva, Cesar Henrique Fernandes da Silva, José Luís de Faria Campos, Ademir Silva e Graciela Caputo, assessora da vereadora Janete.
O vereador e ex-conselheiro Raimundo Nonato, que já se mostrou disponível e atencioso às demandas do Conselho, tratou como primordial olhar com bons olhos as ações do COMSEANS e disse que "se a cidade não fazer diferença, a gente não vai esperar, vamos fazer a diferença", remetendo ao atraso em atender o solicitado.
Jeannine explicou a importância da aprovação da lei nº. 8.243, que trata sobre o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável - SIMSAN, além de ressaltar a necessidade da regulamentação da Câmara Intersetorial Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) e do fundo. Com foco na significância que a política de SANS traz para Divinópolis, a criação de uma comissão de SANS dentro da câmara para fortalecer o COMSEANS nas ações, principalmente no que se refere às regulamentações já citadas e monitoramento dos equipamentos das politicas públicas de segurança alimentar foi um ponto que ela apresentou juntamente ao vereador Nonato, sendo de grande valia para a cidade.
O COMSEANS aguarda o agendamento de uma reunião com o executivo para discutirem os assuntos, no qual o vereador Nonato se dispôs a retornar quando tiver uma data definida. Vigilância e cobrança da sociedade civil juntamente ao Conselho são de extrema importância, para juntos construir uma cidade em que as ferramentas de Segurança Alimentar estejam funcionando e disposta para todos.
Comments