A necessidade da CAISAN para Divinópolis
- Luciano Vidal
- 20 de ago. de 2018
- 1 min de leitura
Reunião com o prefeito Galileu Machado mostrou a importância da CAISAN para Divinópolis. Foto: Luciano Vidal.
A criação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Divinópolis (CAISAN) tem como finalidade a integração das ações setoriais de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (SANS) no município. Por meio da CAISAN, os secretários de governo que a compõem poderão conceber políticas voltadas para a segurança alimentar da população, além de acompanhar a execução do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. Portanto, a CAISAN é uma câmara necessária por envolver Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente e Agronegócio em torno do bem estar da sociedade para que todos tenham acesso a alimentação saudável e à produção sustentável de alimentos.
Verifica-se, no entanto, que precisa haver disposição política das autoridades e compromisso da sociedade civil em prol da formalização da CAISAN. Até o momento, reuniões realizadas com o prefeito municipal Galileu Machado, com os secretários e vereadores, bem como como o setor jurídico da Prefeitura, não surtiram o efeito esperado de criação do fundo para o funcionamento da CAISAN.
A formalização da CAISAN garantirá que o município avance na composição do Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e fortalecerá a atuação do Conselho de Segurança Alimentar no município, ou seja, a sociedade divinopolitana só ganha com essa iniciativa.
Comments